sexta-feira, 17 de junho de 2011

O novo planeta - Gliese 581

Descubra sobre o novo planeta, é muito interessante. 
Vamos lá acho que você vai gosta.

 
O planeta Gliese 581c está cerca de 20,5 anos-luz da Terra, em uma constelação chamada de Libra, e gira em volta de uma estrela vermelha.
E Segundo estudos, possui uma temperatura muito semelhante ao do planeta Terra, entre 0ºC e 40ºC o que torna possível a existência de água em estado líquido e consequentemente a possibilidade de existência de alguma forma de vida.
Agora eu me pergunto: Será que já não foi comprovada a existência de vida em outros planetas? Não teria a NASA ou outros orgãos americanos exemplares de algum ser extraterrestre? E por motivo de segurança e detenção de tecnologia não foram divulgados?
É realmente isso que você esta pensando… “mas que viagem” … mas enfim… acho que seriamos pretensiosos de mais em falar que estamos sozinhos em um lugar que não existe começo, meio ou fim !
Baseando-se numa projecção da temperatura à superfície, Gliese 581 c poderá ser o primeiro planeta extra-solar semelhante à Terra. Possui um diâmetro cinquenta por cento maior que o da Terra (estimativa baseada na sua massa), e quase cinco vezes mais maciço, fazendo com que a gravidade à superfície seja 2,15 vezes mais forte que a terrestre. Porém, se sua superfície contiver grande quantidade de gelo ou água, sua gravidade será 1,3 vez maior que a da Terra. Um terráqueo de 50 quilos pesaria 65 em Gliese 581c. O planeta pode estar sempre com a mesma face virada para a sua estrela-mãe. Este efeito pode fazer com que o Gliese 581c apresente diferenças de temperatura bastante consideráveis entre a face sempre iluminada e a face em noite eterna. Por outro lado, as partes entre as duas faces podem possuir um clima moderado, mais propício para o surgimento da vida.[1] Em alternativa, a circulação atmosférica pode redistribuir o calor da estrela de forma mais equilibrada, permitindo uma habitabilidade maior.[2]Segundo o co-autor do estudo que identificou o planeta, o astrofísico francês Xavier Bonfils do Observatório Astronómico de Lisboa, a temperatura pode variar entre zero e 40 graus Celsius, ou seja, pode ter água em estado líquido à superfície. O entusiasmo com o planeta de Gliese 581 é pelo fato de que ele é o primeiro mundo semelhante à Terra encontrado na zona habitável de uma estrela enquanto que nunca foi avistado um satélite natural de outros mundos gasosos fora do Sistema Solar.
Achamos esse Planeta maravilhoso, pois no futuro ele poderá ser habitado quando não houver mais vida na Terra ou seja , quando o homem destruir totalmente nosso planeta.

Post elaborado por Maxwell e Maria Luísa 4º ano

3 comentários: