quarta-feira, 8 de junho de 2011

Brazlândia!!!

UM JEITO CALMO DE VIVER
            Brazlândia é, no Distrito Federal, a cidade mais distante de Brasília, a 59 quilômetros do Plano Piloto. Por acaso, ou não, é também a que mais se diferencia do dia-a-dia da Capital Federal. Com um ritmo de vida interiorana e economia baseada na produção agrícola, tem história bem mais antiga do que a maioria das outras regiões administrativas do DF. Cheia de famosos nomes de famílias e pioneiros com histórias de épocas distantes. Hoje, Brazlândia é marcado por ambientes bucólicos, cachoeiras e bate-papo à beira do Lago Veredinha. Tem também grande potencial turístico, sendo muito procurado por suas festas agrícolas, como a do Morango ou a do Leite, e religiosas, caso da Festa do Divino ou o Encontro da Mãe com o Filho.
            Tanto a tradição agrícola quanto a religiosa tem raízes no começo do século 20, quando quatro famílias goianas e mineiras aportaram nas terras da chapada do Vão dos Angicos. Foram os Abreu de Lima, os Rodrigues do Prado, os Cardoso de Oliveira e os Braz de Lima, os Rodrigues do Prado, os Cardoso de Oliveira e os Braz quem povoaram a terra que futuramente seria Brazlândia.
            O desenvolvimento foi trazido, principalmente, pelos Braz, de Carmo do Paranaíba, em Minas, e pelos Cardoso de Oliveira, de Posse, em Goiás, que já tinham tradição como agricultores e pecuaristas. Os dois clãs logo estabeleceram relação familiar e de negócios, realizando atividades agras pastorais nas três décadas seguintes.
            No início dos anos 30, as famílias conseguiram, por influência política, que o povoado fosse elevado à categoria de distrito de Santa Luiza (hoje Luziânia). Tanto os Braz quanto os Cardoso de Oliveira tinham negócios na cidade goiana. Foi quando o lugar recebeu o nome de Brazlândia, em homenagem à família mais numerosa da região. O decreto criando o distrito é de 15 de abril de 1932, sendo a data mais significativa para a cidade. Mesmo assim, o aniversário é comemorado em 05 de junho.



 Festa da Mãe Com o Filho

A imagem de Fátima — uma das réplicas abençoadas pelo papa João Paulo II e que percorre o mundo — é colocada junto à do Menino Jesus de Praga, vinda da República Tcheca. As duas esculturas ficam próximas ao altar, e os fiéis podem se aproximar delas. Outra imagem do menino Jesus (esta centenária, vinda há 37 anos de Roma, Itália, e doada ao santuário de Brazlândia) fica isolada, intocada, bem acima do altar. Após o encontro, a imagem theca se tornará peregrina e percorrerá todas as paróquias do DF.
“Nossa Senhora de Fátima traz a mensagem para que os corações se voltem para Jesus”

A festa da mãe com o filho é muito populosa.



Festa do Morango de Brasília e  Exposição Agropecuária de Brazlândia ocorre simultaneamente à Exposição Agrícola de Brazlândia, que acontecerá também na Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão – ARCAG, localizada no km 27 da DF-180, estrada que liga Taguatinga a Brazlândia.
Brazlândia está localizada no lado oeste do Distrito Federal, em uma das regiões agrícolas mais produtivas de morango da Região Centro Oeste. De Brasília, via estrutural são 45 km de estrada, passando pela DF 180. Se vier por Taguatinga, pode escolher a DF 180 e também a BR 070, passando pelo Setor “O”- Ceilândia, indo em direção ao INCRA 08, contornando o balão e segue pela DF 180, sentido Pe Bernardo.
A colônia japonesa do núcleo rural Alexandre Gusmão é a organizadora da Festa do Morango, uma tradição que é sucesso nestes 12 anos de realização. E foram os japoneses que, no início da década de 70, trouxeram as primeiras mudas de morango para o Distrito Federal. Alguns anos mais tarde, em idos de 90, a Emater-DF divulgou tecnologias de produção no cerrado a todos os produtores da região e, com os avanços, a cultura do morango tornou-se viável para o agricultor mesmo durante o período das secas.
Concentra-se na região de Brazlândia a maior produção de morangos do DF com cerca de 70 hectares de plantação (cerca de 5 milhões de mudas produzindo 2.000 toneladas da fruta). Em agosto ocorre o pico da produção de morangos que é colhido de maio a outubro, propiciando crescimento da economia local e criação de muitos empregos


Post elaborado por Maria Júlia, Marco e Giselle - 5°ano

10 comentários:

  1. eu gostei muito de saber mais sobre brazlândia
    gosrei muito desas fotos parabens voces arasaro

    ResponderExcluir
  2. adorei o blog esta otimo

    ResponderExcluir
  3. foi muito bom sobre as festas de brazlandia.

    ResponderExcluir
  4. foi muinto legal falar sobre o aniversario de brasilia.

    ResponderExcluir
  5. não gostei pois tem pouca informação e muitas imagens

    ResponderExcluir
  6. O coisa ruim nunca vi nada pior

    ResponderExcluir
  7. Parabéns.Uma boa iniciativa, que pode ser ampliada e ficar mais dinâmica.Só precisa dedicação. Foi a melhor informação que achei sobre a história, o santuário e a festa do morango.Enviei o link para várias pessoas, por causa dos textos. Creio que o turismo aí poderia ser melhor divulgado no DF.

    ResponderExcluir